A R Q U I V O M U N I C I P A L D E M I R A N D E L A

Objectivos:disponibilizar online, informação útil ao utilizador do arquivo corrente, assim como dar a conhecer o inventário do arquivo considerado histórico e alguma da sua documentação.

Criar conteúdos , através de publicações mais ou menos frequentes, acerca de Documentação e Arquivística, que possam ter interesse para o município e o público em geral.


Também pode aceder a este "blog" através do "banner" existente na barra lateral do site da Câmara Municipal de Mirandela.

http://www.cm-mirandela.pt/

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Geração WEB 2"

"A questão que se coloca hoje em dia às instituições culturais reside em identificar e caracterizar os novos perfis de utilizadores e subsequentemente adoptar os métodos mais adequados para dar resposta  a novos tipos de solicitações. Embora aparentemente simples trata-se de um processo muito complexo e extraordinariamente consumidor de recursos.Tanto na apreensão das novas tecnologias que se encontram disponíveis e que diariamente se modificam, como na capacitação de competências adequadas às exigências dessas mesmas tecnologias.
A conferência anual da Europeana  decorrida em Amesterdão entre os dias 13 e 15 de Outubro do corrente ano , veio sistematizar estas realidades: (...) Sob o tema "Cultura Aberta", foram apresentados e discutidos vários temas relativos à forma de funcionamento e modelo de negócio da "Europeana", que passa necessariamente pelas formas de cooperação por parte dos detentores de conteúdos que desejam aderir à rede europeia. Foram discutidas novas formas de acesso da informação. Alguns aspectos relevantes a salientar:
1) USER CONTENT GENERATED - Ou seja: a possibilidade dos utilizadores contribuírem directamente para a descrição dos recursos culturais. (...)

2) LINKED OPEN DATA - A possibilidade de relacionar meta-informação de recursos diferentes. (...)

3) Reutilização da meta-informação - de forma a ser adicionada e remisturada para aumentar a eficácia do acesso. A cooperação com alguns dos principais agentes da Web, nomeadamente a Google e a Wikipedia, estiveram também na ordem do dia. Salientemos que estes novos processos para tornar acessível a informação merecem ainda algumas reservas por parte das instituições. (...)

Fonte:
DGARQ - DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS, Boletim de 14 de Junho / setembro, 2010
BARBEDO, Francisco - subdirector da DGARQ